sexta-feira, 4 de junho de 2010

1983 Adidas (Bandeirante Seguros) (Balsamo Bengué) (Lemat)

No ano de 1983 o Vasco jogo até meados de Julho com o mesmo modelo das temporadas de 80, 81 e 82. Porém o ano ficou marcado pela estréia do primeiro patrocinador, a Bandeirante Seguros. Aproveitando ainda o modelo antigo, a logo do patrocinador foi estampado na horizontal, cortando a faixa, primeiro em vermelho, e depois em azul dentro de uma caixa branca. Porém foram poucos jogos com esse tipo de patrocínio,sendo que figurou como um patrocínio tampão, indo e voltando na camisa. Abaixo temos o jogo contra o Palmeiras (30/04/1983), o primeiro em que usamos o novo patrocínio:

 


Primeiro jogo das quartas-de-final do Campeonato Brasileiro, contra o Flamengo:

Segundo jogo das quartas-de-final do Campeonato Brasileiro:



Após a desclassificação no Campeonato Brasileiro, o Vasco fez uma série de amistosos (12 no total) fora do Rio de Janeiro, o que dificulta achar fotos dessas partidas. Segue abaixo algumas camisas e fotos ainda não catalogadas:



Por algum tempo o Vasco jogou sem patrocínio e com a nova logo da Adidas em vermelho:


Á partir de Julho, com o lançamento dos novos modelos da Adidas (a gola continuou em V, mas a logo da Adidas ficou maior, e com o nome embaixo do trefoil), a Bandeirantes Seguros tornou-se patrocinadora regular do Vasco até o início de 84. Sua logo ficou na diagonal, abaixo da faixa:



As camisas abaixo, com patrocínio do Bálsamo Bengué e da Lemat, foram usadas pelo time de Futsal:

Foto da camisa do Vasco. Adidas 1983 Bengue


Vasculhando o acervo digital da Revista Placar, achei uma reportagem curiosa sobre o marketing do Vasco e de como o clube tentaria explorar os patrocinadores na camisa. Segundo a reportagem o Vasco entraria em campo contra o Corinthians (no dia 31/03/1981) expondo o logo da APAE para experiências futuras. Se alguém tiver alguma informação sobre esse jogo, peço que entre em contato:



Um comentário:

  1. O Almanaque do Vasco da Gama não rgistra jogo na data 31.03.1981. O mais próximo disso é de 20.03.1981,Vasco 2 x 0 Combinado de Itacoatiara-AM. Depois, em 02.04.1981, Vasco 3 x 2 Galícia-Ba.
    |Pergunta: o Bálsamo Bengué esteve presente em jogos do Vasco? Depois de Bandeirante Sguros?

    ResponderExcluir